COVID-19

COVID-19 | Comunicado nº. 3

COMUNICADO n.º 3

Prezados Santacombadenses e Amigos.

Numa nova fase do combate ao vírus COVID 19 na Santa Casa da Misericórdia de Santa Comba Dão, continuamos a cumprir o nosso propósito inicial: TESTAR, IDENTIFICAR, ISOLAR E TRATAR.

Reiteramos que estes dias têm sido muito difíceis. Têm sido dias de grande aprendizagem e de enorme exigência. Toda a Santa Casa se uniu no combate a esta praga na defesa dos nossos Utentes, dos nossos Colaboradores, das suas famílias e de toda a comunidade.

Valeu a pena, mantermos sempre a firmeza de não abdicarmos da realização de testes a todos os Utentes e Colaboradores.

Como enunciado anteriormente, no comunicado nº 2, foram realizados um total de 222 testes, sendo que 124 a cargo da Autoridade de Saúde e 98 a cargo da Instituição.

Cabe-nos relevar, todo o trabalho realizado com a Autoridade de Saúde Local, Corpo Clínico da Santa Casa e Câmara Municipal.

Assim, de referir que os 124 testes realizados a cargo da Autoridade de Saúde aos Utentes e Colaboradoras/es da Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas, TODOS DERAM NEGATIVOS.

Dos 98 testes realizados a cargo da instituição aos Utentes da Unidade de Cuidados Continuados Integrados e Colaboradoras/es das diferentes Respostas Sociais e Serviços, 5 testaram positivo e como tal, vamos ainda hoje fazer uma contra-análise para confirmação. De referir que estes casos estão, de acordo com as Autoridades de Saúde em isolamento profiláctico, encontrando-se bem e totalmente assintomáticos.

Em articulação e por decisão da Autoridade de Saúde Local, ontem foram realizadas contra-análises a todos os Utentes da Unidade de Cuidados Continuados de Saúde, e hoje ao turno de Colaboradoras desta Unidade, que vai entrar ao serviço no próximo Sábado.

Relativamente ao primeiro caso positivo COVID 19, Utente da nossa ERPI, a mesma encontra-se internada no Centro Hospitalar Tondela/Viseu e a recuperar.

Queremos novamente expressar à Autoridade de Saúde Local, bem como aos Médicos e restante pessoal da USL, o nosso mais profundo agradecimento, pela celeridade na realização dos testes e obtenção dos seus resultados.

Reforçamos, uma vez mais, uma palavra de agradecimento a todos os Colaboradoras/es da SCMSCDÃO, pela fantástica resposta, empenhamento e sentido de responsabilidade manifestado no decurso deste processo, que souberam dizer: Presente!

Uma vez mais uma palavra aos familiares dos nossos Utentes, que apesar da justificada ansiedade, tão bem souberam gerir as suas emoções, dando-nos na medida do espectável, a calma e tranquilidade, para continuarmos o nosso trabalho.

Com toda a certeza, o trabalho que temos pela frente continuará a ser muito moroso, complexo e exigente. Compete-nos manter a serenidade e a firmeza na nossa acção. Só assim, unidos, venceremos esta batalha, em nome dos nossos Utentes, dos nossos Colaboradoras/es, das Famílias e de toda a Comunidade.

Não é hora para esmorecer, bem pelo contrário, é tempo de reforçamos cada vez mais as medidas preventivas, de sermos cada vez mais cuidadosos, de nos defendermos, de defendermos as nossas famílias e de defendermos toda a nossa comunidade.

Atenciosamente,

Santa Comba Dão, 15 de Abril de 2020

Pela Mesa Administrativa,
O Provedor,
Rui Santos

©2020 | Santa Casa da Misericórdia de Santa Comba Dão | Quinta do Pereiro | 3440-993 Santa Comba Dão

Pesquisa