COVID-19

COMUNICADO n.º 1

Prezados Santacombadenses, amigos.

A informação que vos transmito é do tipo de comunicação que ninguém quer fazer.
Ainda assim, é minha obrigação dar-vos a conhecer a atual realidade da Santa Casa da Misericórdia de Santa Comba Dão, relacionada com o vírus COVID 19, no momento que entendemos ser o oportuno.

Em tempo útil, estabelecemos um plano de contingência na Santa Casa com os nossos recursos internos para dar resposta a uma realidade que todos temíamos que poderia acontecer.

Confrontados com esta nova realidade, encetamos o plano delineado, contando em primeiro lugar com os nossos Colaboradores que demonstraram sempre um grande espírito de sacrifício e de missão. A sua dedicação e o seu profissionalismo têm sido absolutamente extraordinários na salvaguarda do bem-estar dos nossos utentes.

Conhecido o primeiro caso positivo COVID 19, utente da nossa Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, com 85 anos, estabelecemos contactos com as entidades competentes, cabendo em primeira instância à Direção Geral da Saúde (DGS) a liderança e a condução deste processo, estando também desde o primeiro minuto em sintonia com a Câmara Municipal, Autoridade de Saúde Locais e Segurança Social. Esclarecemos que até ao momento, não nos foi possível identificar a origem do foco de contaminação.

A nossa estratégia é: TESTAR, IDENTIFICAR, ISOLAR. Só assim, conseguiremos combater esta pandemia e minorar os efeitos desta enorme praga que nos atinge a todos, sem exceção.

Não queremos demitir-nos das nossas responsabilidades.

Enviamos também uma palavra amiga aos familiares desta utente a quem expressamos a mais profunda estima e solidariedade.

O momento que vivemos exige o melhor de cada um de nós. A realidade é complexa e geradora de angústias, ainda assim, vamos manter a serenidade e a firmeza.
Uma palavra de agradecimento a todos os colaboradores (as) da SCMSCD, pela fantástica resposta, empenhamento e sentido de responsabilidade perante este processo, demonstrando serem uma verdadeira Equipa.

Por último e talvez o mais importante, pedimos a todos que respeitem as regras socialmente consagradas, de não especulação sobre este ou outros casos que venham a surgir no sentido de aguardarem as informações que vierem a ser emanadas por quem de direito, para não criar alarme social para o bem dos profissionais de saúde que têm que, para nosso bem, continuar a trabalhar.

Aproveito para agradecer a todas as entidades e a todos os cidadãos que nos estão a ajudar. Expressamos a todos, a nossa profunda gratidão.

Continuaremos a comunicar todos os dados que entendamos relevantes no decorrer deste processo.

Atenciosamente,

Santa Comba Dão, 10 de abril de 2020
Pela Mesa Administrativa, o Provedor,
Rui Santos

COMUNICADO n.º 2

Prezados Santacombadenses e Amigos.

Em espírito de missão, em cooperação alargada e em estreita parceria com as Autoridades Locais, foi possível realizar testes não só aos Utentes e Colaboradoras/es da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), como também a todos os Utentes e Colaboradoras/es das restantes Valências da Santa Casa da Misericórdia de Santa Comba Dão.

Concluída esta primeira fase de combate à pandemia COVID 19 na Santa Casa da Misericórdia de Santa Comba Dão, cumpriu-se o nosso propósito inicial, TESTAR, faltando IDENTIFICAR, ISOLAR E TRATAR.

Assim, foram testados através da Autoridade de Saúde Local 72 Utentes e 52 Colaboradoras/es da ERPI. Foram ainda testados, por iniciativa SCMSCDÃO, todos os Utentes da Unidade de Cuidados Continuados de Saúde (UCCI), assim como os Colaboradoras/es que prestam Serviço nesta Valência e ainda os Colaboradoras/es das Valências (Cozinha, Lavandaria, Creche/Jardim de Infância e Manutenção), respetivamente, 30 e 68 Testes.

Constata-se pelo exposto, a realização em 11 de Abril de um total de 222 testes, sendo que 124 foram a cargo da Autoridade de Saúde e 98 a cargo da Instituição.

Afirmamos a necessidade na realização de testes a todos os Utentes e Colaboradoras/es e cabe-nos agora, aguardar os resultados, para agir em estreita colaboração com a Autoridade de Saúde, Corpo Clínico da Santa Casa e Câmara Municipal, que desde o primeiro dia nos acompanha nesta batalha de contornos estranhos e difíceis e em que todos somos postos à prova, ao vermo-nos confrontados com situações, jamais imaginadas.

Voltamos a reforçar, nunca é de mais, uma palavra de agradecimento a todos os Colaboradoras/es da SCMSCDÃO, pela fantástica resposta, empenhamento e sentido de responsabilidade manifestado no decurso deste processo, em especial aos que agora se encontram em confinamento 24/24 horas, nas valências UCCI e ERPI.

Queremos aqui expressar à Autoridade de Saúde Local, o nosso mais profundo agradecimento, não só pela celeridade na realização dos testes, mas também pelas diligências que está a efetuar, para que os resultados sejam breves. Também agradecer na Pessoa do Coordenador da Unidade de Saúde Familiar Sr. Dr. Diogo, que esteve na frente das colheitas, a todos os Médicos USF, inexcedíveis na rapidez de passagem das necessárias credenciais. Não posso esquecer, os profissionais dos Laboratórios envolvidos, pois sem eles e a sua prontidão, nada disto seria possível, logo no dia seguinte ao evento detetado.

Aproveitamos ainda para gratular todas as Entidades e todos os Cidadãos que nos estão a auxiliar.

Continuaremos sempre que se justifique, a comunicar todos os dados que reputemos relevantes, no decorrer deste processo.

Vivenciamos momentos de grandes inquietações, devido ao surto epidemiológico que nos atingiu, mas também de angústia quer pela ausência de Celebração Pascal, quer pela impossibilidade da reunião familiar neste período tão especial.

Cabe-nos por isso, aqui e agora, uma palavra a todos os Familiares dos nossos Utentes, pela forma serena e exemplar na compreensão de todo este processo, prova para nós gratificante, porque continuam a confiar na excelência do nosso trabalho e em especial, das nossas fantásticas Equipas de Colaboradoras/es.

Contudo, é também o tempo de percebermos o valor da amizade, o sentido da vida, o que podemos fazer por nós e pelos outros, mas agora especialmente pelos nossos Idosos, confiados à Santa Casa pelos seus familiares ou benfeitores. Muita angústia, mas também muita Esperança e Fé de que solidários, vamos conseguir sair disto mais fortes e… Saudáveis! Felicidade é saber que estamos cá todos, para festejar uma Páscoa diferente, mas assente na forte convicção de que um abraço fraterno, há-de acontecer, quando puder ser dado!

Mais unidos e vigilantes, mais fortes e resilientes encontraremos os caminhos da esperança num futuro orientado pelos valores cristãos e pela mensagem da PÁSCOA.

Que a PÁSCOA inspire a todos a celebração do amor, da paz e da fraternidade para que estes valores triunfem sobre as dificuldades e, em particular, sobre o momento que vivemos.

A PÁSCOA, traz-nos a esperança renovada, com a vitória da vida sobre a morte. É este o caminho que queremos percorrer.

Desejamos a Todos uma Santa e Feliz PÁSCOA.

Atenciosamente,

Santa Comba Dão, 12 de Abril de 2020

Pela Mesa Administrativa,

O Provedor,
Rui Santos

COMUNICADO n.º 3

Prezados Santacombadenses e Amigos.

Numa nova fase do combate ao vírus COVID 19 na Santa Casa da Misericórdia de Santa Comba Dão, continuamos a cumprir o nosso propósito inicial: TESTAR, IDENTIFICAR, ISOLAR E TRATAR.

Reiteramos que estes dias têm sido muito difíceis. Têm sido dias de grande aprendizagem e de enorme exigência. Toda a Santa Casa se uniu no combate a esta praga na defesa dos nossos Utentes, dos nossos Colaboradores, das suas famílias e de toda a comunidade.

Valeu a pena, mantermos sempre a firmeza de não abdicarmos da realização de testes a todos os Utentes e Colaboradores.

Como enunciado anteriormente, no comunicado nº 2, foram realizados um total de 222 testes, sendo que 124 a cargo da Autoridade de Saúde e 98 a cargo da Instituição.

Cabe-nos relevar, todo o trabalho realizado com a Autoridade de Saúde Local, Corpo Clínico da Santa Casa e Câmara Municipal.

Assim, de referir que os 124 testes realizados a cargo da Autoridade de Saúde aos Utentes e Colaboradoras/es da Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas, TODOS DERAM NEGATIVOS.

Dos 98 testes realizados a cargo da instituição aos Utentes da Unidade de Cuidados Continuados Integrados e Colaboradoras/es das diferentes Respostas Sociais e Serviços, 5 testaram positivo e como tal, vamos ainda hoje fazer uma contra-análise para confirmação. De referir que estes casos estão, de acordo com as Autoridades de Saúde em isolamento profiláctico, encontrando-se bem e totalmente assintomáticos.

Em articulação e por decisão da Autoridade de Saúde Local, ontem foram realizadas contra-análises a todos os Utentes da Unidade de Cuidados Continuados de Saúde, e hoje ao turno de Colaboradoras desta Unidade, que vai entrar ao serviço no próximo Sábado.

Relativamente ao primeiro caso positivo COVID 19, Utente da nossa ERPI, a mesma encontra-se internada no Centro Hospitalar Tondela/Viseu e a recuperar.

Queremos novamente expressar à Autoridade de Saúde Local, bem como aos Médicos e restante pessoal da USL, o nosso mais profundo agradecimento, pela celeridade na realização dos testes e obtenção dos seus resultados.

Reforçamos, uma vez mais, uma palavra de agradecimento a todos os Colaboradoras/es da SCMSCDÃO, pela fantástica resposta, empenhamento e sentido de responsabilidade manifestado no decurso deste processo, que souberam dizer: Presente!

Uma vez mais uma palavra aos familiares dos nossos Utentes, que apesar da justificada ansiedade, tão bem souberam gerir as suas emoções, dando-nos na medida do espectável, a calma e tranquilidade, para continuarmos o nosso trabalho.

Com toda a certeza, o trabalho que temos pela frente continuará a ser muito moroso, complexo e exigente. Compete-nos manter a serenidade e a firmeza na nossa acção. Só assim, unidos, venceremos esta batalha, em nome dos nossos Utentes, dos nossos Colaboradoras/es, das Famílias e de toda a Comunidade.

Não é hora para esmorecer, bem pelo contrário, é tempo de reforçamos cada vez mais as medidas preventivas, de sermos cada vez mais cuidadosos, de nos defendermos, de defendermos as nossas famílias e de defendermos toda a nossa comunidade.

Atenciosamente,

Santa Comba Dão, 15 de Abril de 2020

Pela Mesa Administrativa,
O Provedor,
Rui Santos

COMUNICADO n.º 4

Prezados Familiares e Amigos de Utentes, Santacombadenses.

Nesta fase do combate à COVID-19 e na sequência de comunicados anteriores da Santa Casa da Misericórdia de Santa Comba Dão e cumprindo o prometido dever de informar, somos a comunicar que:

Lamentavelmente e depois de conhecido o primeiro caso COVID-19 na nossa Instituição e apesar de todos os testes realizados a Utentes e Colaboradoras, terem resultados negativos, eis que, surge mais um caso confirmado de uma Utente positiva, agora em Internamento no Centro Hospitalar Tondela/Viseu.

Em face do que precede, expressamos uma palavra amiga, de conforto e solidariedade aos familiares desta nossa Utente, esperançados na tão desejada recuperação.

É, no entanto, agora com muita satisfação, que anunciamos a recuperação da primeira utente que testou positivo à COVID-19, que está totalmente recuperada e concomitantemente teve alta Hospitalar, encontrando-se desde esta madrugada, nas nossas Instalações, embora com todas as cautelas de isolamento, por iniciativa dos nossos Serviços Médicos e de Enfermagem.

Como sempre, em articulação com as Autoridades Locais, testamos de novo as cinco colaboradoras das duas Respostas Sociais (Creche/Jardim e Apoio Domiciliário) que em primeira análise testaram positivo e é agora com natural satisfação, que anunciamos que no momento e após segunda análise, já estão negativas e como tal e com autorização da Autoridade de Saúde, vão recomeçar os seus trabalhos, já na próxima segunda-feira.

Aos familiares e Amigos dos residentes na nossa Estrutura Residencial (ERPI).

Aos Santacombadenses.

Algumas semanas depois das nossas mensagens, cerca de 6 semanas, após a suspensão das visitas, cumpre-nos dizer-vos, que os residentes da Nossa ERPI e também da UCCI estão tranquilos, a enfrentar serenamente estes tempos e sem sintomas relacionados com o novo coronavírus.

Sentem, naturalmente, a ausência das vossas visitas, mas manifestam grande compreensão pelas razões que as impedem. Participam ativamente nas atividades que foram possíveis manter, como podem constatar pelos contatos diários, que estabelecemos quer pelo Whatsapp quer por outras redes sociais.

No momento também posso afirmar que todos os Utentes e Colaboradoras da Unidade de Cuidados de Saúde já foram testados segunda vez e podemos afirmar que todos os testes são negativos.

Foi ainda testada pela segunda vez também, a Equipa de Colaboradoras da UCCI que vai entrar em sistema espelho no próximo Sábado, em substituição das que ali se encontram confinadas há 10 dias /24 horas e os testes foram negativos.

Informamos por fim, que reforçamos ainda mais as nossas medidas de proteção e aditamos ao Plano de Contingência, as últimas orientações da Direção Geral de Saúde.
Estamos a fazer o que nos compete e contamos, felizmente, com o apoio de todos os familiares e Autoridades envolvidas, que registamos com apreço e a quem agrademos publicamente.

JUNTOS, UNIDOS E SOLIDÁRIOS, VAMOS VENCER ESTA PRAGA GLOBAL, MAS QUE DE UM MODO PARTICULAR TAMBÉM NOS ATINGIU, APESAR DO CUMPRIMENTO DE TODAS AS NORMAS E PROCEDIMENTOS AO NOSSO ALCANCE.

Atenciosamente.

Santa Comba Dão, 17 de Abril de 2020.

Pela Mesa Administrativa,
O Provedor,
Rui Santos.

©2020 | Santa Casa da Misericórdia de Santa Comba Dão | Quinta do Pereiro | 3440-993 Santa Comba Dão

Pesquisa