COVID-19

COVID-19 | Comunicado nº. 4

COMUNICADO n.º 4

Prezados Familiares e Amigos de Utentes, Santacombadenses.

Nesta fase do combate à COVID-19 e na sequência de comunicados anteriores da Santa Casa da Misericórdia de Santa Comba Dão e cumprindo o prometido dever de informar, somos a comunicar que:

Lamentavelmente e depois de conhecido o primeiro caso COVID-19 na nossa Instituição e apesar de todos os testes realizados a Utentes e Colaboradoras, terem resultados negativos, eis que, surge mais um caso confirmado de uma Utente positiva, agora em Internamento no Centro Hospitalar Tondela/Viseu.

Em face do que precede, expressamos uma palavra amiga, de conforto e solidariedade aos familiares desta nossa Utente, esperançados na tão desejada recuperação.

É, no entanto, agora com muita satisfação, que anunciamos a recuperação da primeira utente que testou positivo à COVID-19, que está totalmente recuperada e concomitantemente teve alta Hospitalar, encontrando-se desde esta madrugada, nas nossas Instalações, embora com todas as cautelas de isolamento, por iniciativa dos nossos Serviços Médicos e de Enfermagem.

Como sempre, em articulação com as Autoridades Locais, testamos de novo as cinco colaboradoras das duas Respostas Sociais (Creche/Jardim e Apoio Domiciliário) que em primeira análise testaram positivo e é agora com natural satisfação, que anunciamos que no momento e após segunda análise, já estão negativas e como tal e com autorização da Autoridade de Saúde, vão recomeçar os seus trabalhos, já na próxima segunda-feira.

Aos familiares e Amigos dos residentes na nossa Estrutura Residencial (ERPI).

Aos Santacombadenses.

Algumas semanas depois das nossas mensagens, cerca de 6 semanas, após a suspensão das visitas, cumpre-nos dizer-vos, que os residentes da Nossa ERPI e também da UCCI estão tranquilos, a enfrentar serenamente estes tempos e sem sintomas relacionados com o novo coronavírus.

Sentem, naturalmente, a ausência das vossas visitas, mas manifestam grande compreensão pelas razões que as impedem. Participam ativamente nas atividades que foram possíveis manter, como podem constatar pelos contatos diários, que estabelecemos quer pelo Whatsapp quer por outras redes sociais.

No momento também posso afirmar que todos os Utentes e Colaboradoras da Unidade de Cuidados de Saúde já foram testados segunda vez e podemos afirmar que todos os testes são negativos.

Foi ainda testada pela segunda vez também, a Equipa de Colaboradoras da UCCI que vai entrar em sistema espelho no próximo Sábado, em substituição das que ali se encontram confinadas há 10 dias /24 horas e os testes foram negativos.

Informamos por fim, que reforçamos ainda mais as nossas medidas de proteção e aditamos ao Plano de Contingência, as últimas orientações da Direção Geral de Saúde.
Estamos a fazer o que nos compete e contamos, felizmente, com o apoio de todos os familiares e Autoridades envolvidas, que registamos com apreço e a quem agrademos publicamente.

JUNTOS, UNIDOS E SOLIDÁRIOS, VAMOS VENCER ESTA PRAGA GLOBAL, MAS QUE DE UM MODO PARTICULAR TAMBÉM NOS ATINGIU, APESAR DO CUMPRIMENTO DE TODAS AS NORMAS E PROCEDIMENTOS AO NOSSO ALCANCE.

Atenciosamente.

Santa Comba Dão, 17 de Abril de 2020.

Pela Mesa Administrativa,
O Provedor,
Rui Santos.

©2020 | Santa Casa da Misericórdia de Santa Comba Dão | Quinta do Pereiro | 3440-993 Santa Comba Dão

Pesquisa