COVID-19

COVID-19 | Comunicado nº. 2

COMUNICADO n.º 2

Prezados Santacombadenses e Amigos.

Em espírito de missão, em cooperação alargada e em estreita parceria com as Autoridades Locais, foi possível realizar testes não só aos Utentes e Colaboradoras/es da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), como também a todos os Utentes e Colaboradoras/es das restantes Valências da Santa Casa da Misericórdia de Santa Comba Dão.

Concluída esta primeira fase de combate à pandemia COVID 19 na Santa Casa da Misericórdia de Santa Comba Dão, cumpriu-se o nosso propósito inicial, TESTAR, faltando IDENTIFICAR, ISOLAR E TRATAR.

Assim, foram testados através da Autoridade de Saúde Local 72 Utentes e 52 Colaboradoras/es da ERPI. Foram ainda testados, por iniciativa SCMSCDÃO, todos os Utentes da Unidade de Cuidados Continuados de Saúde (UCCI), assim como os Colaboradoras/es que prestam Serviço nesta Valência e ainda os Colaboradoras/es das Valências (Cozinha, Lavandaria, Creche/Jardim de Infância e Manutenção), respetivamente, 30 e 68 Testes.

Constata-se pelo exposto, a realização em 11 de Abril de um total de 222 testes, sendo que 124 foram a cargo da Autoridade de Saúde e 98 a cargo da Instituição.

Afirmamos a necessidade na realização de testes a todos os Utentes e Colaboradoras/es e cabe-nos agora, aguardar os resultados, para agir em estreita colaboração com a Autoridade de Saúde, Corpo Clínico da Santa Casa e Câmara Municipal, que desde o primeiro dia nos acompanha nesta batalha de contornos estranhos e difíceis e em que todos somos postos à prova, ao vermo-nos confrontados com situações, jamais imaginadas.

Voltamos a reforçar, nunca é de mais, uma palavra de agradecimento a todos os Colaboradoras/es da SCMSCDÃO, pela fantástica resposta, empenhamento e sentido de responsabilidade manifestado no decurso deste processo, em especial aos que agora se encontram em confinamento 24/24 horas, nas valências UCCI e ERPI.

Queremos aqui expressar à Autoridade de Saúde Local, o nosso mais profundo agradecimento, não só pela celeridade na realização dos testes, mas também pelas diligências que está a efetuar, para que os resultados sejam breves. Também agradecer na Pessoa do Coordenador da Unidade de Saúde Familiar Sr. Dr. Diogo, que esteve na frente das colheitas, a todos os Médicos USF, inexcedíveis na rapidez de passagem das necessárias credenciais. Não posso esquecer, os profissionais dos Laboratórios envolvidos, pois sem eles e a sua prontidão, nada disto seria possível, logo no dia seguinte ao evento detetado.

Aproveitamos ainda para gratular todas as Entidades e todos os Cidadãos que nos estão a auxiliar.

Continuaremos sempre que se justifique, a comunicar todos os dados que reputemos relevantes, no decorrer deste processo.

Vivenciamos momentos de grandes inquietações, devido ao surto epidemiológico que nos atingiu, mas também de angústia quer pela ausência de Celebração Pascal, quer pela impossibilidade da reunião familiar neste período tão especial.

Cabe-nos por isso, aqui e agora, uma palavra a todos os Familiares dos nossos Utentes, pela forma serena e exemplar na compreensão de todo este processo, prova para nós gratificante, porque continuam a confiar na excelência do nosso trabalho e em especial, das nossas fantásticas Equipas de Colaboradoras/es.

Contudo, é também o tempo de percebermos o valor da amizade, o sentido da vida, o que podemos fazer por nós e pelos outros, mas agora especialmente pelos nossos Idosos, confiados à Santa Casa pelos seus familiares ou benfeitores. Muita angústia, mas também muita Esperança e Fé de que solidários, vamos conseguir sair disto mais fortes e… Saudáveis! Felicidade é saber que estamos cá todos, para festejar uma Páscoa diferente, mas assente na forte convicção de que um abraço fraterno, há-de acontecer, quando puder ser dado!

Mais unidos e vigilantes, mais fortes e resilientes encontraremos os caminhos da esperança num futuro orientado pelos valores cristãos e pela mensagem da PÁSCOA.

Que a PÁSCOA inspire a todos a celebração do amor, da paz e da fraternidade para que estes valores triunfem sobre as dificuldades e, em particular, sobre o momento que vivemos.

A PÁSCOA, traz-nos a esperança renovada, com a vitória da vida sobre a morte. É este o caminho que queremos percorrer.

Desejamos a Todos uma Santa e Feliz PÁSCOA.

Atenciosamente,

Santa Comba Dão, 12 de Abril de 2020

Pela Mesa Administrativa,

O Provedor,
Rui Santos

©2020 | Santa Casa da Misericórdia de Santa Comba Dão | Quinta do Pereiro | 3440-993 Santa Comba Dão

Pesquisa