COVID-19

COVID-19 | Comunicado nº. 1

COMUNICADO n.º 1

Prezados Santacombadenses, amigos.

A informação que vos transmito é do tipo de comunicação que ninguém quer fazer.
Ainda assim, é minha obrigação dar-vos a conhecer a atual realidade da Santa Casa da Misericórdia de Santa Comba Dão, relacionada com o vírus COVID 19, no momento que entendemos ser o oportuno.

Em tempo útil, estabelecemos um plano de contingência na Santa Casa com os nossos recursos internos para dar resposta a uma realidade que todos temíamos que poderia acontecer.

Confrontados com esta nova realidade, encetamos o plano delineado, contando em primeiro lugar com os nossos Colaboradores que demonstraram sempre um grande espírito de sacrifício e de missão. A sua dedicação e o seu profissionalismo têm sido absolutamente extraordinários na salvaguarda do bem-estar dos nossos utentes.

Conhecido o primeiro caso positivo COVID 19, utente da nossa Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, com 85 anos, estabelecemos contactos com as entidades competentes, cabendo em primeira instância à Direção Geral da Saúde (DGS) a liderança e a condução deste processo, estando também desde o primeiro minuto em sintonia com a Câmara Municipal, Autoridade de Saúde Locais e Segurança Social. Esclarecemos que até ao momento, não nos foi possível identificar a origem do foco de contaminação.

A nossa estratégia é: TESTAR, IDENTIFICAR, ISOLAR. Só assim, conseguiremos combater esta pandemia e minorar os efeitos desta enorme praga que nos atinge a todos, sem exceção.

Não queremos demitir-nos das nossas responsabilidades.

Enviamos também uma palavra amiga aos familiares desta utente a quem expressamos a mais profunda estima e solidariedade.

O momento que vivemos exige o melhor de cada um de nós. A realidade é complexa e geradora de angústias, ainda assim, vamos manter a serenidade e a firmeza.
Uma palavra de agradecimento a todos os colaboradores (as) da SCMSCD, pela fantástica resposta, empenhamento e sentido de responsabilidade perante este processo, demonstrando serem uma verdadeira Equipa.

Por último e talvez o mais importante, pedimos a todos que respeitem as regras socialmente consagradas, de não especulação sobre este ou outros casos que venham a surgir no sentido de aguardarem as informações que vierem a ser emanadas por quem de direito, para não criar alarme social para o bem dos profissionais de saúde que têm que, para nosso bem, continuar a trabalhar.

Aproveito para agradecer a todas as entidades e a todos os cidadãos que nos estão a ajudar. Expressamos a todos, a nossa profunda gratidão.

Continuaremos a comunicar todos os dados que entendamos relevantes no decorrer deste processo.

Atenciosamente,

Santa Comba Dão, 10 de abril de 2020
Pela Mesa Administrativa, o Provedor,
Rui Santos

©2020 | Santa Casa da Misericórdia de Santa Comba Dão | Quinta do Pereiro | 3440-993 Santa Comba Dão

Pesquisa