COVID-19

Comunicado nº. 9

COMUNICADO n.º 9

Prezados Santacombadenses e Amigos/as.

A pandemia, que nos últimos meses tornou as nossas vidas frágeis e incertas, continua a assolar o nosso dia-a-dia e a condicionar o nosso modo de vida em sociedade, a que estávamos habituados.

Nesta fase do combate à COVID-19 e na sequência de comunicados anteriores da Santa Casa da Misericórdia de Santa Comba Dão (SCMSCD) e cumprindo o prometido dever de informar, como já é do conhecimento público, nos últimos dias registou-se no Concelho de Santa Comba Dão um aumento de casos positivos. Um desses casos positivos reporta-se a uma colaboradora desta Instituição, que desempenha funções na valência Creche.

Tendo em conta esta situação a SCMSCD, dando cumprimento ao disposto no seu Plano de Contingência procedeu a contatos com a Autoridade de Saúde Local, que decidiu proceder ao isolamento profilático das crianças da sala da colaboradora atrás mencionada, que hoje soubemos estar infetada, encerrando a mesma até ao próximo dia 4 de Novembro, mantendo as restantes salas das respostas sociais abertas, (Creche e Jardim de Infância).

A SCMSCD continuará a cumprir todas as medidas do referido PC (aprovado e em execução), dando agora redobrada atenção à higienização e desinfeção da sala em questão que ficará encerrada até ao citado dia 4 de Novembro, de forma a evitar a propagação do vírus, continuando naturalmente, a cumprirem-se rigorosamente, as medidas já implementadas.

Por sua iniciativa, a SCMSCD na próxima Segunda-feira, antes do início das atividades letivas, irá testar todas as restantes colaboradoras.

Aos pais/familiares das crianças apelamos à calma e serenidade, podendo os mesmos na próxima Segunda-feira (com exceção daqueles cujas as crianças se encontram a cumprir isolamento profilático), deixar as crianças ao nosso cuidado, nas valências Creche e Jardim de Infância, de forma segura e tranquila.

Em face do que precede, expressamos uma palavra amiga, de conforto e solidariedade à Colaboradora, esperançados na sua tão desejada recuperação.

O momento que vivemos exige o melhor de cada um de nós. A realidade é complexa e geradora de angústias, ainda assim, vamos manter a serenidade e a firmeza, tão necessárias nestes momentos.

Por último e não menos importante, pedimos a todos que respeitem as regras socialmente consagradas, de não especulação sobre este ou outros casos que eventualmente possam surgir, no sentido de aguardarem as informações que vierem a ser emanadas por quem de direito, para não criar alarme social.

Continuaremos a comunicar todos os dados que entendamos relevantes no decorrer deste processo.

Não é hora para esmorecer, bem pelo contrário, é tempo de reforçamos cada vez mais as medidas preventivas, de sermos cada vez mais cuidadosos, de nos defendermos, de defendermos as nossas famílias e de defendermos toda a nossa comunidade.

Santa Comba Dão, 24 de Outubro de 2020

Atenciosamente

Pela Mesa Administrativa,

O Provedor,
Rui Santos

©2020 | Santa Casa da Misericórdia de Santa Comba Dão | Quinta do Pereiro | 3440-993 Santa Comba Dão

Pesquisa