COVID-19

Comunicado nº. 6

COMUNICADO n.º 6

Prezados Familiares e Amigos de Utentes, Santacombadenses.

Nesta nova fase do combate à COVID-19, a Santa Casa da Misericórdia de Santa Comba Dão e continuando a cumprir o prometido dever de informar, vem agora dar conhecimento do seguinte, em cumprimento de determinações superiores conjugadas com a Direção Geral de Saúde.

 1. Que no dia 18 de Maio retomará o funcionamento da valência Creche, inicialmente com 10 crianças, com o respetivo acordo dos seus encarregados de educação.

1.1. O plano de contingência daquela valência, está a ser alterado, conforme as instruções emanadas da D.G.S. e que vão ser rigorosamente cumpridas, apesar de algumas dificuldades, que decerto irão surgir, pelo natural comportamento das crianças, cujo escalão etário vai dos 3 meses aos 3 anos.

1.2. Deste plano e respetivas medidas, vai ser dado conhecimento a todos os Encarregados de Educação, para melhor entendimento e perfeita execução.

1.3. Damos nota de que no início do mês de Junho, por virtude de levantamento feito junto dos pais e/ou Encarregados de Educação, que a maioria das crianças já irá frequentar aquela resposta social, com a quase totalidade das crianças inscritas (42).

1.4. Informamos que a totalidade das colaboradoras das valências Creche e Jardim, já foram testadas e que os resultados chegaram na última sexta-feira, dia 8, tendo sido todos negativos.

2. Quanto à valência Jardim de Infância, ainda não temos nota de quando poderemos iniciar o seu funcionamento, mas logo que isso seja decidido, pelas Autoridades competentes, daremos desta forma o respetivo conhecimento.

3. De 11 de Maio a 30 de Junho, a Santa Casa da Misericórdia iniciará, como em todos os anos, o seu período de matriculas para 2020/2021, cujo link para inscrição é o que se segue e que os eventuais interessados poderão descarregar para preenchimento e remessa por email ou correio normal aos serviços administrativos: http://tiny.cc/e99koz.

Chamamos atenção para o cumprimento do o prazo de entrega, pois só desta forma, poderemos programar o futuro e constituir as respetivas turmas.

4. É com alguma alegria e satisfação que também podemos anunciar, que brevemente iremos poder retomar as visitas aos nossos idosos, um anseio de todos e uma necessidade para a sanidade mental, não só dos nossos ente queridos idosos/utentes, mas também para os seus familiares, relevando que ambos tem sido exemplares, na compreensão das medidas que foram sendo tomadas e implementadas, de acordo com plano de contingência ainda
SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE SANTA COMBA DÃO em execução. Novas medidas estão a ser estudadas superiormente e a seu tempo serão anunciadas.

5. Também exemplares e nunca nos cansaremos de realçar foram e continuam a ser todas as nossas colaboradoras/es das diversas valências, a quem reiteramos o nosso agradecimento e muita admiração pela coragem demonstrada ao longo destes meses e que por isso, são dignos de serem apontados como exemplo à nossa Sociedade.

Por último e para conhecimento geral, apresentamos um quadro com os números que elucidam o que em termos ao combate á COVID-19, se processou na SCMSCD e no qual se pode verificar que tanto utentes, como colaboradoras/es de todas as respostas sociais estão testados e todos nesta data são negativos. O número de testes constantes do quadro I infra, evidencia que tanto utentes como colaboradoras/es foram testados por duas vezes. Estes resultados não há dúvida que nos dão algum conforto, mas também nos deixam a responsabilidade acrescida de não baixarmos nunca a guarda, pois como se sabe o inimigo continua à solta e todas as armas serão poucas, para o controlarmos. Continuamos por isso a contar com a costumada colaboração e compreensão de todos.

Quadro: I
Teste Realizados: 320
Casos Ativos: 0
Casos Confirmados: 2
Casos Recuperados: 1
Óbitos: 1

Terminamos como sempre com uma palavra de esperança e muita fé de que tudo vai correr bem, cobertos e protegidos pelo manto da nossa Padroeira a NOSSA SENHORA DAS MISERICÓRDIAS.

Atenciosamente

Santa Comba Dão, 11 de Maio de 2020

Pela Mesa Administrativa,

O Provedor,
Rui Santos

©2020 | Santa Casa da Misericórdia de Santa Comba Dão | Quinta do Pereiro | 3440-993 Santa Comba Dão

Pesquisa